Valores e atitudes

Os valores são categorias gerais dotadas de componentes cognitivos, afetivos que predispõem comportamentos e atitudes.

Os valores são considerados como valores humanos e valores universais. Estes são adquiridos através da educação familiar e na escola através da socialização.

Os valores humanos e universais caminham juntos com a ética, podemos dizer que o amor, respeito, responsabilidade, liberdade, honestidade, gratidão, entusiasmo, doçura, simplicidade, disciplina, verdade, pontualidade, coragem, bom humor, misericórdia, trabalho, temperança, coragem , tolerância, amizade, cooperação, justiça, paz, união, compaixão entre outros, constituem as atitudes humanas

As atitudes constituem elementos indispensáveis à compreensão do fenômeno psicológico da motivação. Se as atitudes orientam os processos de percepção e de motivação, estas desempenham um papel relevante na aprendizagem. Portanto as atitudes se formam para exercer determinadas funções, regidas por um principio geral de consistência cognitiva (Smith, Breuner, Wiite, Katz e Stotland.)

Os componentes cognitivo, afetivos e comportamental, integram as atitudes humanas e sociais, e as direcionam para um estado de harmonia, quando internalizados através da consciência capaz de discernir e do comportamento coerente.

Post criado 16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo