Filosofia

A palavra “filosofia” (do grego) é uma composição de duas palavras: philos (φίλος) e sophia (σοφία). A primeira é uma derivação de philia (φιλία) que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa sabedoria ou simplesmente saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.[4]

A filosofia é bem representativa da aspiração do ser humano à sabedoria, quer dizer, à pretensão de reduzir a ignorância e a perplexidade que sente perante si mesmo e o mundo que o rodeia.

Mas o filósofo, na sua humildade, sabe reconhecer a própria ignorância perante o mistério que, a um só tempo, o penetra e envolve; sabe, por isso, que não é o detentor do saber, mas que tão-só aspira a ele, sentindo-se inquieto perante o desafio que os enigmas da vida e da morte lhe lançam a todo o momento.

A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo. Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade.

https://www.infopedia.pt/$filosofia

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/pensamento-filosofico-uma-maneira-de-pensar-o-mundo.

Post criado 16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo